Páginas

sexta-feira, 27 de abril de 2012


Neste eixo, nos envolvemos principalmente na leitura de um livro, do qual fizemos uma resenha. O livro de “O que é educação” de Carlos Rodrigues Brandão, e como nosso dialogo continua no fórum, o assunto em questão era o livro e o que significa educação.
Na sua maioria a resposta foi a mesma que debatemos em aula, educação não é só na escola e nem sempre na escola, pois antigamente quem educava com seus ensinamentos eram os idosos, educação se da em casa e não somente na escola, mas não podemos usar a palavra educação como significado de ensinar, mas sim de aprender , ensinar, mutuamente.
Algumas colegas colocaram dentro da questão da semana a prática pedagógica que era relevante o um artigo que recebemos e fizemos um seminário, sobre praticas pedagógicas, neste seminário aprendemos a importância de um projeto bem elaborado e como ele é elaborado e posto em pratica, desde o início ate o final, e em turmas multisseriadas, como trabalhar um projeto para introduzir varias faixas etárias.
O fórum  foi muito bem discutido, vários projetos que estão em ação no nosso dia a dia foram citados, e com isso podemos aprender, muito mais.
Muitas acharam muito importantes o assunto abordado em sala, e adoraram o debate, pois isso faz com que aprendamos muito mais dia a após dia trocando e compartilhando nossas experiências.
Uma das colegas citou uma frase que é norteadora para o que é realmente importante na educação:
“O que realmente é importante, qualidade ou quantidade?", Daniela.
Na maioria das postagens eles e elas colocaram em vista sua pratica do dia a dia, estabelecendo assim um debate prazeroso sem muitos contras, mas com muitos concordo, e assim colocando a importância de debater, fora de um fórum e dentro, onde podemos colocar em pauta toda nossa sabedoria e aprender constantemente, com o próximo.
Neste fórum também questionaram as dificuldades que alguns alunos tem de aprender algumas coisa, na atenção que tem só que dar, ir a fundo ao problema, pois nós professores temos que nos dedicar principalmente nos que tem dificuldade, pois os que tem facilidade a gente sabe que estão aprendendo, isso é muito importante ter amor ao que fizemos nos dedicar dia a dia para vermos aquele que tem dificuldades, mostrar um crescimento crescente isso que faz com que fiquemos satisfeitos e realizados profissionalmente, acho que a postagem da colega Elenara foi muito boa, pois ela cita isso na pratica:
“Vamos imaginar uma turma com quinze alunos, onde professor realiza uma brincadeira na qual as crianças terão que identificar as cores. Doze alunos conseguem identifica-las corretamente. E os outros três? Podem ser varias opções: falta de interesse pela brincadeira proposta, não conhecimento das cores, falta de estimulo, ou mesmo alguma doença que são várias (dislexia, autismo, daltonismo...). Se o professor não tiver um olhar diferenciado para esses alunos não poderá ajudá-los a superar esse pequeno problema que muitas vezes é resolvido com um pouco de estímulo” diz Elenara.
Este debate se tornou muito importante na vida de todos, ate mesmo eu que não participei lendo agora o que minhas colegas postaram vi como foi quente este debate, muitos aprendizado e a união da nossa turma é um exemplo, sei que me deixei passar por problemas pessoais, espero ter dado o melhor de mim, pela oportunidade que recebi de não ficar pendente no eixo de educação no campo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário